A fé coletiva

Uma cultura pressupõe mais que a habilidade de aprender e transmitir comportamentos de uma geração para outra. Requer a invenção de um conjunto novo de coisas, coisas que não tem existência real, mas que existem de forma simbólica, vivida.
– o bem e o mal
– deuses e diabos
– cidadania
– governo
– casamento
– moeda.

A cultura (simbólica) é um campo de ação objetivo mas cuja existência de pende da fé coletiva em valores. A linguagem, a comunicação, as ações de marketing, dependem muito do entendimento (em tempo presente) deste processo.

Gobleki Tepe, centro cerimonial-religioso, um dos mais antigos que se conhece. Anterior ao desenvolvimento da agricultura, esporádico local ritualístico de nômades caçadores-coletores. Onde se celebrava (reforçava) o simbólico.

Gobekli Tepe - sudoeste da Turquia atual - 9.000 AC

Gobekli Tepe – sudoeste da Turquia atual – 9.000 AC

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista e possivelmente o mesmo conceito.
O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.

 


Postado em Comportamento, Cultura e com a tag , , em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.