As interfaces de acesso à Internet/Web são ambientes artificias onde pessoas vão interagir para obter resultados previamente esperados. O grau de esforço que cada um está disposto a dispender depende do que é necessário fazer e do resultado esperado.
Num ambiente competitivo e concorrencial, a interface que permitir se atingir o resultado esperado com menor esforço emocional, tem vantagens.
Se faz portanto necessário, o estabelecimento de um DIÃLOGO fluido com o usuário, entre as necessidades operacionais (esforço) e o objetivo a ser alcançado (recompensa).
Este DIÃLOGO é tanto mais produtivo quanto maior for o grau de aceitação, por parte do usuário, das necessidades operacionais que a interface exige.
Esta aceitação tem fortes componentes perceptivos e emocionais que remetem às experiências afetivas (logo culturais) do usuário.
Por isso a necessidade e um conjunto de conhecimentos multi-disciplinares para uma boa execução, que passam por:
– concepção visual da interface
– lógica da interatividade
– a arquitetura da informações
– as soluções construtivas apresentadas
– as tecnologias envolvidas
– a organização e qualidade e facilidade de entendimento dos conteúdos.
Isto é design. Projeto.
http://www.baquia.com/posts/2013-07-04-10-consejos-para-mejorar-la-experiencia-de-usuario
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O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.