Da mídia de massa, para uma massa de mídias

m??dias_w21mercurion

Nàs estamos acostumados a pensar que um punhado de jornais e um conjunto mínimo de redes de TV e rádio (concedidos pelo Estado de forma corrupta), como o estado natural da mídia de massa. Alguns se responsabilizando pelas versães e distribuição do fato.
Mas e se isto for apenas um acidente histórico? Apenas uma maneira econômica de se distribuir a informação em larga escala? Própria a um determinado momento tecnológico.
Na aldeia global, se olharmos para três no tempo, no tempo em que se vivia efetivamente em aldeias, o centro da geração e divulgação da informações, era a taberna, o café. Onde informações e idéias eram compartilhadas e cada um se apropriava do fato e dava a ela, o seu viés. Uma comunicação social, multi-direcional, “remix”.
A taberna, o café, das aldeias, eram os blogs, os twitters, os facebooks da época. Não a mídia de massa.
A Internet/Web na medida em que “desintermediatiza” a necessidade da infraestrutura da comunicação de massa (o jornal, a revista, o rádio, a TV – enquanto suporte da informações), está recontruindo a aldeia, agora em âmbito global.
Não uma comunicação de massa, mas uma massa de comunicações. Cada uma com o seu viés.

http://paidcontent.org/2013/05/11/back-to-the-future-what-if-the-mass-media-era-was-just-an-accident-of-history/

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista é possivelmente o mesmo conceito.
O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.

 

 


Postado em Internet/Web, Sem categoria, Tecnologia, tendências e com a tag , em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *