Propaganda anos 50 e 60 – os anos clássicos

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A propaganda metaf??rica do Cadillac, para quem o artesanato ?? um credo.
Nos interessa os anos 60 por ser um período muito diferente do atual no que diz respeito ?? comunicação.
Nos anos 60 conhecemos o predomínio da TV sobre os demais meios, o que refor??ava – ainda mais, o caráter unidirecional e massivo da comunicação (alguns poucos canais de TV e alguns poucos meios impressos – revistas e jornais, cadeias nacionais de rádio), dominados pelos bar??es da comunicação e cooptados pelas agências de publicidade. Nestas condições, posicionar o Cadillac como referência de riqueza e requinte, era apenas uma questão de decisão estrat??gica. Uma boa ideia, uma boa foto e uma boa montagem.
Hoje, num mundo comandado pela Internet/Web, que democratizou e fragmentou a distribuição da informações, o posicionamento de produtos e marcas, não ?? mais uma questão de decisão estrat??gica. Na medida em que a mídia já não ?? de massa. Passa por meios sociais, onde a indicação e a recomendação (uma nova versão do boca-a-boca), tende a ser a regra. Posicionar o Cadillac como referência de riqueza e requinte, ?? uma questão de DIÁLOGO cont??nuo com o público consumidor. Um trabalho a ser feito 365 dias ao ano. 24 horas ao dia. ?? uma questão de uma mecúnica de comunicação.
O momento atual ?? o oposto dos anos 50 e 60.


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