A moda, a Internet/Web, o tempo e os 10 anos do Orkut

A moda e a Internet/Web têm uma relação violenta com o tempo.
Se no primeiro a relação de autodestruição está ligada a uma programação intencional de obsolescência – existe uma moda nova programada para cada estação, a Internet/Web tem uma relação de obsolescência que depende fundamentalmente da inovação tecnológica. Que ocorre a grande velocidade. Pelo menos na maioria dos casos. Tudo fica velho muito rápido.
Quase sempre, um avanço tecnológico faz com que tudo o que existia até então, fique menos funcional, ou menos fácil, ou menos bonito ou menos performático.
Mas também existe, um outro lado, o do tudo ou nada. E este é (quase sempre, mas não apenas) puro modismo.
Na Internet/Web social, só vale a pena estar onde todo mundo está. Se não, não se tem com quem falar. De modo geral, a Internet/Web social (as redes sociais) são o ponto de encontro para se falar com os amigos (mesmo que amigos desconhecidos). E não muito o ponto de encontro sobre o que falar.
Não adianta estar no ponto de encontro se seus amigos não estão lá.
É por isso que o “artista” tem que ir onde “o povo” está.
E porque todo mundo estava no Facebook (que era mais fácil, mais bonito, mais funcional), que todo mundo deixou o Orkut e foi (e está), na rede social que está na moda. Só por isso.
Mesmo que o Orkut fosse (aparentemente) mais apropriado para conteúdo. Comunidades são apropriadas para isso. Mas ao mesmo tempo mais restritivas à livre participação. E aí, nem todo mundo estava l.á

midias sociais_w21mercurion

 

 

http://blogs.estadao.com.br/link/10-motivos-para-sentir-saudade-do-orkut/

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O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada

 


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