Posters de propaganda (soviéticos)

A antiga União Soviética sempre teve uma tradição forte de propaganda oficial do Estado. Uma comunicação unidirecional, de cima para baixo. Com uma linguagem gráfica muito particular. Com níveis de qualidade muito variáveis, indo do melhor (El Lissitsky e Maiakovsky) ao pior do realismo socialista. Estas são das melhores e pertencem à coleção de Sergo Grigorian (disponível em livro).

Este assunto nos interessa, pois a comunicação de massa unidirecional (seja a estatal Soviética, como a concentrada na grande mídia dos EUA nos anos 50, 60, 70) são determinadas por uma necessidade de comunicação e geram um cânone estético completamente diferente da que está se formando com o advento da Internet/Web (descentralizada, multi-direcional, infinitamente reprodutível). Afinal, o meio é a mensagem.

“A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo.”
Vladimir Maiakóvisky

sovietpropaganda_w21mercurion

 

 

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista é possivelmente o mesmo conceito.
O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.


Postado em Design gráfico, Propaganda e com a tag , em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *