Malevich e o fim de uma era

O fim da 1a. Guerra Mundial coincide com o início dos movimentos de vanguarda na arte (já embrionários no final do século XIX). É o sonho de um mundo novo (e melhor) depois da devastação física e moral de uma guerra.
Embora todos os movimentos vanguardistas fossem inimigos uns dos outros (num sentido bíbico quase militar), tinham em comum um conceito formalista que se opunha ao olhar realista. Criando para a arte do século XX um espaço problemático aberto à interpretassão e à análise. Apropriado a um olhar educado e intelectual, mais racional ( mesmo dentro da irracionalidade ). Como se se opusessem às paixões selvagens da guerra.

Kazimir Malevich Abstracionismo din??mico 1915 - 1916 Tate - Londres.

Kazimir Malevich
Abstracionismo dinâmico
1915 – 1916
Tate – Londres.

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista é possivelmente o mesmo conceito.
O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.

 


Postado em Arte, Pintura e com a tag , em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *