O falso como verdadeiro na Internet/Web – um destino?

De 1950 at√© hoje, a popula√ß√£o dos EUA dobrou de tamanho e viu sua economia crescer 7 vezes. A receita dos jornais, neste mesmo per√≠odo, retornou aos mesmos n√≠veis de 1950. O grosso da queda ocorreu nos √ļltimos 5 anos. Desde o advento da Internet/Web e das redes sociais, como m√≠dia, ou pelo menos, como plataforma da comunica√ß√£o. Isto quebra fundamentalmente 2 coisas:
1. A amarra√ß√£o que sustentava o modelo de neg√≥cio da Grande Imprensa: o conte√ļdo aliado ao suporte f√≠sico que garantia a distribui√ß√£o ( o papel impresso );
2. O modelo centralizado de defini√ß√£o de como e qual informa√ß√Ķes seria veiculada.
A Internet/Web e as redes sociais, permitem que um conte√ļdo seja reproduzido infinitamente e distribu√≠do por qualquer um, a qualquer hora. Levando a segmenta√ß√£o do conte√ļdo a n√≠veis nunca antes imaginados. Em tese, voc√™ recebe o conte√ļdo que voc√™ quer, selecionado e recomendado por algu√©m em quem voc√™ confia.
Em tese, porque na pr√°tica, ainda, recebemos um conte√ļdo sem proced√™ncia, descontextualizado, de pessoas n√£o qualificadas para tanto. A qualifica√ß√£o do conte√ļdo, e sua contextualiza√ß√£o, ainda √© a fun√ß√£o da Imprensa, que pelo visto, n√£o ter√° receita para continuar exercendo este papel.

o falso na Internet_w21mercurion

 

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista é possivelmente o mesmo conceito.
O conte√ļdo n√£o √© um ponto de partida mas um ponto de chegada.


Postado em Internet/Web, Jornalismo e com a tag , em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *