Em que pese a pose

Floyd and Lucille Burroughs no pórtico, Hale County, Alabama
Walker Evans – 1936.

Esta família se tornou um ícone da fotografia americana no período da Depressão. Mostrando a pobreza que assolou os pequenos agricultores pela queda dos preços dos produtos agrícolas consequência do baixo consumo.
Ícone fotográfico muito devido à beleza e dignidade dos personagens, num cenário de pobreza e desesperança, captados por uma fotografia “verdade”. Mas são eles uma família de agricultores de verdade, ou atores/modelos contratados para representar agricultores?
A fotografia captou um momento de verdade, ou o fotógrafo (Walker Evans) dirigiu as pessoas para obter um resultado determinado, desejado por ele, e resultado de uma encomenda?
Isto a fotografia não pode responder. Ela se limita à imobilidade congelada no tempo.

 

Walker Evans - 1936

Walker Evans – 1936

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista e possivelmente o mesmo conceito.
O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.

 


Postado em Arte, Fotografia e com a tag , em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *