Toda esfera é um cubo – Cortázar para ler no celular

toda esfera 1

2015 – 100 anos de Cortázar
Ultimo Round – 1969

Desde logo o primeiro problema é como sempre, minha tia. Dizer que toda esfera é utoda esfera 2m cubo e vê-la intolerar cutâneamente ao espinafre, é a mesma coisa. Fica parada na porta, apoiada na vassoura, e me olha com olhos onde adivinho o desejo que tem de cuspir em mim. Depois vai varrer o quintal, mas sem cantar os boleros que são a alegria matinal da nossa casa.

A segunda dificuldade está na esfera ela mesma. Apenas a coloco precisamente sobre um plano inclinado onde qualquer cubo ficaria estático, esta desgraçada usa todas as suas patinhas e se atira no chão como um relâmpago, sem contar, que ademais, segue viagem até debaixo do armário onde os flocos de poeira, por rara coincidência, estão sempre reunidos em perigosa quantidade. Tira-la de lá é uma perfeita porcaria, arregaço as mangas, mas sou alérgico ao pó, começo a espirrar de modo que grandes nuvens de poeira saem junto com o cubo o que me leva a uma crise asmática, tenho que faltar no escritório, o senhor Rosenthal me ameaça com o desconto de um dia de salário, meu pai retoma às noites em que passava na intempérie quando da expedição ao deserto, e minha tia acaba sempre por pegar a esfera e coloca-la onde a família é de opinião que ela deve ficar, quer dizer: na estante da sala entre as obras do Dr. Cronin e o passarinho empalhado que foi do meu irmão que cerrou os olhos na primeira infância.

toda esfera 3

Meu pai já por duas vezes me perguntou porque me obstino nessa idiotice, e me digno a responder que é porque tanta passividade, me deixa arrasado. Será que todo mundo aceita que essa maldita bola, a seu bel prazer, imponha sua vontade? Uma vez mais lutarei contra a esfera, que sei, é um cubo; a colocarei num plano inclinado, minha tia se espinafra, o ciclo de sempre, os flocos de poeira.

E então, esperarei sarar da crise asmática e em seguida colocarei o cubo num plano inclinado, porque é aí que ele tem que ficar e não na estante da sala ao lado do passarinho empalhado.

Toda esfera 4

 

Desenhos: Jean-Michel Folon

Conheça e curta a página da W21Mercurion no Facebook, onde assuntos ou temas que fazem parte (direta ou indiretamente) das nossas atividades: tecnologia, Internet, design, arte, fotografia, mídias sociais, mobile, tendências e comportamentos são citados a partir de fontes da Internet para formar um corpo coerente. Diferentes tempos, diferentes temas, diferentes fontes, conversando sincronicamente, organizados de forma singular mas permitindo uma leitura plural. Quase uma revista e possivelmente o mesmo conceito.
O conteúdo não é um ponto de partida mas um ponto de chegada.


Postado em Sem categoria em .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *